45 3226-1749
fundatec@fundatec.ind.br
Av. Assunção, 690 - Alto Alegre, Cascavel PR, 85805-030

45 3226-1749

Fundação Paranaense Para o Desenvolvimento
Tecnológico da Industria da Construção

Senai e Sinduscons lançam série de vídeos

Voltar

Em reunião do Conselho Setorial da Indústria da Construção Civil, realizada no dia 16 de março, no Campus da Indústria, o Senai no Paraná e os 4 Sinduscons presentes no Estado – PR, Norte, Noroeste e Oeste – lançaram oficialmente a série Construindo Meu Futuro. Trata-se de uma sequência de 25 vídeos com informações sobre as profissões relacionadas ao setor, bem como dicas para o dia a dia no canteiro de obras.

O projeto surgiu há três anos, criado pelo Senai e com a chancela dos quatro sindicatos. Parte do Programa QualiFique, o projeto tem o objetivo de fornecer subsídios para que os profissionais que trabalham no setor possam se desenvolver na área de atuação, usando apenas alguns minutos do seu dia.

O programa elabora e oferece cursos a fim de apontar soluções de qualificação e aperfeiçoamento para o setor da Construção Civil. “A coleção de vídeos Construindo o meu Futuro é uma iniciativa que, de uma forma agradável, pretende chegar com informações aos jovens e trabalhadores. Sensibilizados para o tema, certamente buscarão oportunidades de qualificação e aperfeiçoamento, consolidando assim o Programa QualiFique, que tem como meta desenvolver a atratividade e retenção dos jovens e trabalhadores à indústria da construção”, afirma o diretor do Senai no Paraná, Marco Secco.

“Para o empresário é a oportunidade de incentivar e estimular os trabalhadores a se qualificarem mais e aumentarem sua produtividade. Para os trabalhadores é a possibilidade de agregar mais conhecimento, informação e assim crescerem profissionalmente na Construção Civil”, diz Euclesio Finatti, vice-presidente de área técnica do Sinduscon-PR e coordenador do projeto.

O formato escolhido para a série são vídeos curtos de até 17 minutos cada, com imagens lúdicas que orientam de maneira prática e rápida, sobre as atividades do dia a dia na Construção Civil. Outro diferencial é a linguagem simplificada em que é possível obter o maior aproveitamento possível do conteúdo. Entre os temas presentes no conjunto de DVDs estão: Carreira, Trabalho em Equipe, Obra Organizada, Saúde e Higiene, Concretagem, Ferramentas de Trabalho, e muito mais.

“Esta coleção era um anseio do setor e foi uma alegria receber esse produto, desenvolvido com o belo trabalho do Senai. Esses vídeos poderão propiciar melhor iniciação profissional e capacitação dos profissionais que trabalham na Construção Civil”, reforça José Eugenio Gizzi, presidente do Sinduscon-PR.

Na reunião, o coordenador do Conselho Setorial da Indústria da Construção Civil/ Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Normando Baú, também fez questão de ressaltar a importância desse tipo de ação para o setor. “Essa é uma iniciativa fantástica. Precisamos de ações que se concluam e se completem e que sejam usadas por todos os sindicatos. É o final de mais um trabalho que vai ser implantado nas empresas”.

“O setor precisava de iniciativas como essa, que motivassem e estimulassem as profissões da Construção Civil. Trata-se de uma forma de comunicação mais dinâmica e que se posiciona entre o desejo e a carência das profissões relacionadas”, completa José Maria de Paula Soares, presidente do Sinduscon Noroeste.

Fonte : Agência FIEP em 17/03/2015 (http://www.agenciafiep.com.br/noticia/senai-e-sinduscon-lancam-serie-de-videos/)